sábado, 29 de setembro de 2012

Queda da fachada boca de serpe?!

Não tenho dificuldade em reconhecer e corrigir dúvidas que, de uma forma ou de outra, tivessem existido nalgumas das minhas anteriores publicações, como é, sem certezas, o caso.
Há uns 4/6 anos atrás, pus-me a olhar, um pouco mais demorado, para a fachada da boca de serpe, e achei que estava diferente, esburacada, desfigurada mas, não dei grande interesse, pois que o essencial estava/está sempre lá ...as «grutas».
 Há uns tempos atrás, Manuel Barros (Alemanha), baseado numa foto que eu acabava de publicar no meu mural, Facebook, achava que a parte superior da dita fachada, parecia ter sido trabalhada e/ou moldada. Disse-lhe que sempre foi assim.
Ora, na manhã de Sábado, 22 de Setembro 2012, meu jovem vizinho,  Rafael Cruz, fã da bicicleta e dos labirintos do Monte de Roques (Santinho), encontrou-me no penedo da pegada e, ironia do destino, tocamos no assunto: diz que parte da fachada tinha caído, e que foi necessária a intervenção duma «máquina» para desobstruir a entrada.
Fui lá, 3 vezes, durante a semana, para analisar, ao pormenor, o que teria acontecido, e devo dizer que, 
 olhando ao estado da «padieira», lisa/frágil,  é muito provável ter existido «derrocada» ...mas não é possível ter a certeza de que a pedra, que pode ver-se em frente, no chão, pertença, toda, à boca de serpe, tanto mais que, do lado direito, e no mesmo 
alinhamento, é bem possível ter caído alguma pedra.
Foto 1; parte superior, lado direito, marcas de pedras que se desprenderam?!
Foto 2; pedras na parte inferior da foto, que pertenceram à fachada?!
Foto 3; lado superior direito da foto, de onde também poderia ter havido queda de pedra.
Sou como São Tomé: - «Ver para crer»! Acho muito estranho não ter visto nada. 

Sem comentários:

Enviar um comentário