quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
Deveria ser crime decapitar património
Genuíno vilapunhence que sou, do Lugar de Arques, tenho-me insurgido (devo ser o único) e continuarei a fazê-lo, contra a forma como reponsaveis da freguesia desrespeitam património e não só.
A população sabe como impiedosamente foram decapitadas as 6 árvores do Largo do Ribeiro (ainda lá se encontram), só porque foi a anterior junta quem as plantou, há pouco mais de 16 anos. Muito mais grave, as impensáveis alterações na toponímia, tome nota: passou de Poça do Ribeiro (assim conhecida pelos antigos inclusive meus avós/bisavós), para Largo do Bonfim ( neste caso a anterior junta também é culpada), registado, pela atual junta, no livro publicado em 2001, com pompa e circunstância. Foi sol de pouca dura, 3 anos mais tarde (2004), o que tinha sido registado, pura e simplesmente desapareceu do mapa.
A ignorância não fica por aqui pois que, uns anos depois, enorme cambalhota, para muito, muito pior, ou seja, foi divulgado num mapa, onde consta «Parque do Bonfim» ...sabia que conheciam mal a freguesia mas ...como dizia minha querida avó materna, «Ti Maria da Quinta», o que é demais é erro.
Desta vez vai ser mais, muito mais difícil tratar-me de mentiroso (...com tapados destes nunca se sabe), está afixado no Largo das Neves.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário