sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Comportas abertas devido a inundações em Vila de Punhe

Prometido, ontem, 24/10/2013, no meu mural do fecebook, ao publicar 3 fotografias sobre a inundação ocorrida por volta das 15,30, na rua das Azedas e não só, em Milhões, Vila de Punhe, cujas consequências poderiam ter sido bem piores. 

Sei lá, há 12/14 anos que alerto para os péssimmos melhoramentos na freguesia ...e só não «condeno» a junta de freguesia eleita no dia 29 de Setembro último (embora a maioria já fizesse parte da anterior inclusive o presidente), para não ser  acusado de precipitação ...precisa de algum tempo para mostrar o que vale.
Já não posso dar o mesmo «desconto» ao presidente da Câmara de Viana do Castelo, pois que há muito que anda nestas andanças, ou seja, a mandar fazer asneiras na freguesia, entre muitas outras, a desastrosa colocação do asfalte na Rua das Azedas. 
Como é que um fraco pedreiro (eu), do Lugar de Arques, alertava para graves anomalias na conceção de projetos, melhoramentos para a freguesia, enquanto um engenheiro manda fazer da rua acima referida, uma enorme banheira; será que não sabe?! Resultado, já presenciei cerca de 20 inundações, umas menos, outras mais graves, como a de ontem ...minhas vizinhas pareciam andar aos mexilhões na Areosa.
Se a junta de freguesia tinha (e agora a atual, tem) por obrigação de repôr  e desobstruir os caudais, a Câmara não pode fazer ao estilo: para quem é serve.
Várias casas foram inundadas (como no 3º mundo), basta ver as fotos.
Os cerca de 40ms de parede de viveiros, no quintal dos meus vizinhos (frente à minha casa), mais pareciam comportas de barragem a  brotar enxurradas com violência ...as aves pareciam perguntar-se, que mal tinham feito a Deus ...uma coisa é certa: tiveram mesmo muita sorte ...neste caso andam de bem com Deus.
Na rua, a enxurrada chegou a atingir perto de 1m de altura.
Foto 1; grade, lado direito, pertence à  minha casa.
Foto 2; vizinha aos «mexilhões».
Foto 3; 2 das várias comportas abertas, de onde brota enxurrada.
Foto 4; outra vizinha aos mexilhões ...a enxurrada que entra cancela dentro, à direita, vai até à estrada Viana/Braga.
Fizeram-se tantas reuniões fora da minha porta, a «dezenhar» a obra, para depois construir um piso sem evacuação de águas pluviais ou melhor,  faz-se pelo centro do piso.
É caso para dizer, este disparate, não é mais que uma gota de água num Oceano.



Sem comentários:

Enviar um comentário