domingo, 13 de outubro de 2013

Pouca vergonha no Monte de Roques (Santinho)

Quem acompanha meus blogues e não só, apercebe-se, certamente, dos sucessivos alertas para quem, com ligeireza,  se atreve a escrever/falar  sobre o Monte de Roques (Santinho) e cuja credibilidade deixa muito a desejar, para não dizer zero.
Aqui deixo dois exemplos entre centenas doutros, a justificar repúdio, mil vezes manifestado, para quem não tem vergonha de tentar fazer dos outros anjinhos. Para quem tiver dúvidas, pode sempre consultar as cerca de duas centenas de crónicas que dediquei ao meu berço de infância que é, o Monte de Roques (Santinho).
Na 1ª fotocópia: procurar no Google, «Lenda das pegadas do Santinho», cujo autor, logo à partida, mostra não saber o que diz, pois que é pegada no singular  (uma pegada) e não no plural. 
Mais grave, diz que o Monte de Roques fica situado para os lados de Vila Franca, Mujães e Subportela; ...é preciso ter lata, para omitir (banir) Vila de Punhe. 
Na 2ª fotocópia: procurar no Google, «Monte Santinho», onde para além do muito, muito mais, vai ter o «nojo» de ler, a «Associação Desportiva Cultural e Social de Subportela» dizer, que é no geodésico (Marco Branco, ver 4ª foto), que se faz a junção das 4 freguesias, Subportela, Vila Franca, Vila de Punhe e Mujães. 
Costumo dizer que, mentir a mentir, que a mentira seja gorda ...é o caso.
A cerca de 600 ms do Marco Branco, a montante, direção à pegada, existe um marco, espécie comenda (ver 3ª foto), esse sim, delimita Subportela, Vila Franca e Vila de Punhe.
Grave é o fato de (com raríssimas exceções), as juntas de freguesias não conhecerem os limítes nem a história da sua freguesia.
Simplesmente uma vergonha, para não dizer um escândalo.
Procure no Google ...não se vai arrepender!
Repúdio para quem escreve/fala assim do Monte de Roques (Santinho).
continuarei atento ...não duvide. 


2 comentários:

  1. Boa tarde.
    Há uma grande diferença entre marco geodésico e o marco para delimitar uma freguesia. Um marco geodésico tem o objectivo de ser uma base correta para a elaboração de estudos de topografia, em que a base do sistema de coordenadas é sim, o lugar desse marco.
    Quando ao marco que divide freguesias, certamente que se for a uma junta de qualquer umas das freguesias, eles poderão dizer-lhe o lugar correcto do marco e com um GPS (que vai usar o marco geodésico para se guiar) você poderá ver a diferença entre os dois tipos de marcos.
    P.S: gostar da sua freguesia é muito nobre. Insultar colectividades das outras nem tanto.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respeito o seu comentário, mas, se tivesse acompanhado as minhas inúmeras crónicas sobre o Monte de Roques (Santinho), o seu comentário tornaria-se desnecessário, inclusive as lições de moral. Seja feliz.

      Eliminar