segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Quinta do Outrelo (Dª Inês)


A atribuição de Quinta do Outrelo, é o mais adequado, pois que está localizada no Outrelo. Neste ponto, estou em sintonia com  Dª margarida, da Casa/Quinta do Monte, quando diz  que deveria ter sempre em conta o sítio onde está localizada  a quinta e não só.
Fica no caminho do tempo em que ia à ex. escola  primária (situada a 200ms) ...nessa altura (ainda agora), era mais conhecida por Quinta da Dª Inês, ex. proprietária, e onde morava.
O atual proprietário não é de Vila de Punhe, fato que, muitas vezes, mexe com falta de sensibilidade patrimonial.
Se na ex Casa/Quinta do Sousa (no Bonfim), fizeram -se alterações que nem ao diabo passariam pela cabeça, como, por exemplo, atribuição do nome «quinta do paço» (ridículo), o da Casa/Quinta da Dª Inês, vendeu   (são as suas próprias palavras) a antiga canalização cuja captação (mina) está situada no Rexio. Mais grave, quem as comprou, fez parte da anterior junta de freguesia. Penso que a atual junta de freguesia tinha meios para impedir o negócio, pois que, os cerca de 300ms de canalização, ocupavam a via pública.
Foto 1; casa.
Foto 2; Mina no Rexio.
Foto3; Miserável estado em que ficou a antiga canalização ...toda desfeita, em plena via pública.
Foto 4; tanque, para onde ia a água, e que também servia de rio para lavar roupa, 
Acredito que, mais tarde ou mais cedo, teremos uma junta de freguesia menos virado para «tavernas», ou seja, que dê mais interesse à preservação do património...à cultura.







Sem comentários:

Enviar um comentário