segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Suave melodia para pilares da minha vida




Que teria sido de mim (ou, suponho, de qualquer outra pessoa), se não tivesse amigos de grande qualidade. Estão, pois, convidados para o meu aniversário de 28 de Janeiro 2013. E o convite não é mais que uma forma de homenageá-los, tanto mais que, só 2, ainda vivem, e são eles, Dr Manuel Moreira (Vila de Punhe), e o Dr Vasco Gama, do Centro hospitalar de Vila Nova de Gaia (e sua equipa) ...ambos, ligados, de muito perto, ao meu problema de saúde, do final de Agosto 2006.
A tenacidade do Dr. Garção (tinha consultório nas Neves), foi crucial, ao detetar, em 1955, o mal do pott (IIIº lombar), "tuberculose óssea»". 
Em Dezembro do mesmo ano, Dr Artur Mesquita (cirurgião), operou-me no sanatório da Gelfa, Afife, mas, para isso,  muito contribuiu a oportuna intervenção do ex pároco de Mujães, Manuel Vilaverde, para  urgentíssimo internamento, ou seja, em vez de esperar vários anos, esperei 3 meses apenas ...se assim não tivesse sido, teria ido p'ros anjinhos.
A querida jovem professora Isabel, de Bragança, apesar de ter faltado muitas vezes às aulas, devido à grave doença, fez com que, nesse mesmo ano, passa-se no exame da 4ª classe ...«milagre» ...imagino que, na escola do Carmo, em Viana do Castelo, tivesse havido «muitos corações a bater por mim» ...só assim...
A intervenção de Drª Lesueur, minha oftalmologista, no início de 1990, em Paris, França, ao enviar-me com urgência, para o «Hôpital Cognacq Jay», de  Dr (prof) Pierre Costanzo, evitou que tivesse ficado cego do olho direito.
Ainda em Paris, o carinho/apoio de Mme Helène Milleret, (minha   professora de canto) e de Maxime Belliard (crítico de arte), foi muito importante. 
A minha grande amizade com Daniel Lima, resume-se numa palavra: lealdade. Apreciava, para além do mais, meu trabalho musical.
Meus cães, Joyeux (1974, mais conhecido por Porto), "berger des Pirenées" e, 12 anos mais tarde, o Rocky (mesma raça) e o Tobby (pointer), por estranho que pareça, davam-me muita coragem. 
Sem esquecer o Sr Leandro Quintas Neves, fundador da farmácia com o mesmo nome, quem me fez, aos 9/10 anos de idade, o primeiro curativo, no rosto ...num domingo à tarde.
Se festejo meus «17» anos (hehehehehe!!!), neste 28 de Janeiro 2013, é graças a estes sólidos pilares, daí, «Suave melodia para pilares da minha vida». Haveria outras mas, são estas pessoas, sem dúvida, as mais marcantes na minha vida ...por isso trago-as a todas, e para sempre, no coração.

A foto do Joyeux (Porto), Berger des Pyrenées, merece especial destaque, pois que, juntos, sofremos muito (o que não aconteceu com os outros cães).
Para meu aniversário, meus pais vieram de moto (zundap), de muito, muito longe; no verso da foto pode ler-se (ver fotocópia), tal como no original: «Aqui te Enbio este bride Como lembrança dos teus Anos, adepois aida dizes que atua mãe não é tua amiga, tua mãe, Olímpia da Silva Ribeiro e companhia». Esta foto deve ser do ano de 1968. Maravilha. 
Vou abrir champanhe ...«français, s'il vous plait», hehehehehehehe!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário