![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGWhf-agly4Do7_tv43lOtdYVKByJlwiVTsvuu2hQ9u7DhyphenhyphenXjkSNUg5aZENYXz39-6vSAcpaxYY72xS3I2B9gfNDpH-yX3qNIrgVv-ul-Ok5TzUSWXUAD8IqfX7NOoR0FLvv-qVccpB-I/s320/Maria+0.jpg)
Minha mãe tinha um banquinho de tronco de eucalíto, na velhinha cozinha, que Maria tinha por hábito de levar para cima da baixa lareira em pedra, onde se sentava, frente a umas trempes de ferro (4 pés). Sobre as trempes, uma panela que, de tão velha, ao mais pequeno toque, o testo caía dentro.
Apesar de muito novo (6 anos) nessa altura, (Maria tinha cerca de18 meses de idade), recordo-me como se tivesse sido há 10 minutos: A certa altura, minha querida irmã confundiu a tampa da panela com o banquinho, e sentou-se ...o testo caiu imediatamente, queimando- lhe o rabinho com água a ferver.
Horrível, aos gritos, minha mãe acudiu, sem saber o que fazer, As queimaduras foram tão graves que, uns dias mais tarde e depois de atroz sofrimento, minha querida maninha Maria não resistiu ...partiu.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqXBEBw5dqUwq45-iNKzvV8PG1PgFpxE34L2iG1MaHNrzKfiG1z_xJQGmyhZs3Vln7VOn85S0mHpzEAMCTNkicuorTt3Rb_1Mg6iXa0yMTVDpmoB3Ph6RpRTzuZlVNq2GELkRL5mp8P_0/s320/maria+2.jpg)
7 anos mais tarde, foi a minha vez: Tive alta do hospital velho de Viana do Castelo, com o único objetivo de ir morrer a casa, com a doença do «Mal de Pott» (tuberculose óssea) ...estive internado, cerca de um ano, no Sanatório da Gelfa (Afife).
Em ambos os casos, a pobreza teve influência direta ...a única diferença, tive mais sorte do que a inucente Maria, a quem dedico esta homenagem. Onde quer que estejas, muitos beijinhos do teu maninho, que nunca se esqueceu de ti. Beijos!
Foto 1; Cédula de Maria.
Foto 2; Eu, no Sanatório da Gelfa, em 1955.
Foto 3; Acredito na minha protetora Estrelinha Celeste.
Por experiência própria, desejo muita coragem para quem sofre.
Fiel, desde a minha tenra idade, tento comprovar o que escrevo/digo ...e não finjo.
Feliz Natal ...em 1955, passei-o no Sanatório.
Sem comentários:
Enviar um comentário