
Com o objetivo de dar a conhecer as quintas da freguesia de Vila de Punhe, sem entrar em detalhes, tarefa que deixo para fãs das incertezas inclusive vindos de alguns proprietários.
Já divulguei a Quinta de São Cristóvão/da Portela, e a dos Pereiras (Pereira), ambas de Milhões. Hoje divulgo a Casa/Quinta da Bouça que, segundo o João, filho da Dª Branca (Branquinha) proprietária (Senhora que admiro ...diz o filho que Ela aprecia as minhas crónicas), era uma só quinta, ou seja, Casa/Quinta do Monte que, para cedência a familiar, foi dividida em duas partes, daí o brotar da Casa /Quinta da Bouça.
A da Bouça, desde há uns anos atrás, está virada para o turismo rural, de alta qualidade. Já a do Monte, cuja a proprietária é a sra Margarida, está a preparar-se para fazer o mesmo ...ainda está bastante atrasada.Foto 1; o fato do brasão se encontrar no portão das traseiras da Casa/Quinta do Monte, deve-se, certamente, à importância da passagem do caminho medieval, que levava a São Tiago de Compostela.
Foto 2; Casa do Monte.
Foto 3: Casa da Bouça.
Foto 4; entrada da Casa da Bouça, que tem um insólito episódio: alguém publicou sensivelmente a mesma foto na Internet, alegando ser a entrada da casa branca (do Monte) à direita, porque a da Bouça (amarela), à esquerda, está escondida. Mas existem muitas mais aldrabices, de quem quer dizer «tá-tá», mas não sabe ...pobres de espírito.Resta-nos estas duas maravilhas do Lugar de Arques.

Sem comentários:
Enviar um comentário