domingo, 25 de novembro de 2012

Quinta do Carmo e «filha»

Por amor à minha terra, Lugar de Arques, Vila de Punhe, às vezes tenho dificuldade em me conter.
A Quinta da Sª do Carmo, que está em vias de recuperação, e bem falta fazia, sempre a conheci por Quinta da Dª Ester mas, e também, por Quinta do Carmo. E o calvário, junto à entrada principal, dá-lhe ainda mais valor.
Não vou, como fiz com as 4 quintas nas crónicas anteriores, me demorar em faixas etárias, mas posso adiantar que é uma das mais antigas de Vila de Punhe, e a concha, no cimo da padieira, relacionada com o caminho medieval, que levava a São Tiago de Compostela, diz muito.
A Quinta da Dª Ester era muito maior, ou seja, segundo fonte segura, uma parte foi vendida, e o Ribeiro (regato) serve de delimitação: Conhecida por quinta do Sousa; depois do inglês e o atual; e é, justamente, a este último, que acima me referia.
Quando os proprietário caem em «para-quedas» no Lugar de Arques,  é um sério problema ...estão-se nas tintas para o passado como, por exemplo, o nome (ver foto) que atribuiu à quinta, que nem de perto nem de longe enquadra com a realidade. Note-se que até chegou a sugerir à junta de freguesia para deslocar a poça do Largo do Ribeiro (Bonfim), para o Rexio, a cerca de 400 ms dali, e que assumia as despesas.
Dª Margarida, proprietária da Casa /Quinta do Monte, teve/tem, a meu ver, uma visão genial, do que deve ser o nome de uma quinta, o de ter em conta o sítio onde se encontra e, prova disso, tanto a sua, como as 3 divulgadas em recentes crónicas, respeitaram essa regra. 
Foto 1; entrada principal da Quinta do Carmo.
Foto 2; Casa/Quinta do Carmo, vista a partir do Largo do Ribeiro (Bonfim).
Foto 3; Entrada principal, da ex Quinta do Sousa, no Largo do Ribeiro (Bonfim).
Foto 4; traseiras da ex Casa/Quinta do Sousa.
Foto 5; (escondida) na parede interior, ao fundo da entrada, a invenção (disparate) do atual proprietário.
Haveria certamente muito mais para dizer ...quero deixar no ar esta pergunta: por que motivo não colocou o nome que inventou/atribui à quinta, na fachada exterior...por vergonha?!
O Lugar de Arques dispensa quem não consegue ver mais longe do que a sua própria ponta do nariz.

.






Sem comentários:

Enviar um comentário