sábado, 10 de novembro de 2012

Quinta dos Pereiras onde fui ao teatro












A Quinta dos Pereiras, em Milhões, fica situada frente à Quinta de São Cristóvão/Portela (lado Sul), separadas apenas pela Rua da Portela.
Segundo familiar de Paulino Queirós, a quinta pertenceu a dois irmãos (padres), os Pereiras, e só  depois ao pai (família dos padres) da falecida mãe do Paulino, «Tia Ester Pereira». Daí a confusão: Quinta do Pereira ou dos Pereiras ...pelos vistos a segunda versão (Pereiras) seria a mais correta, tanto mais que envolve parte desta família.
Fui lá, pela 1ª vez, num domingo à tarde,  para ver uma peça de teatro, no alambique. E só para se fazer uma ideia há quanto tempo foi, é ver o significado destas palavras (entre outras) da autoria do falecido José Morgado (Milhões): - «Vila de Punhe/ Já parece uma cidade/ Já tem os postes/Para a electricidade/, etc, ou seja, nessa altura, ainda não havia electricidade na freguesia de Vila de Punhe.
Desde então conheci outros proprietários e cujo último está a transformar a quinta numa vacaria (ver fotos), que deverá estar concluída dentro de uma ano.
Na minha modesta opinião diria que, cada um de nós, nasce sob a proteção de uma Estrelinha (mas não aquela inventada por quem quer que seja), e a minha está ligada, certamente, em boa parte, ao inesgotável interesse pela Arte; é que já na minha tenra idade gostava de teatro ...se assim não fosse, não teria ido a pé, do Lugar de Arques, a Milhões, para ver a peça de teatro no alambique (quinta) do avô de Paulino Queirós, e mais, enquanto emigrante, em Paris, França, dediquei-me, como é conhecido,  à vida artística inclusive teatro.
Veremos o que nos reserva a vacaria.



















Sem comentários:

Enviar um comentário