Tenho por norma esperar e reesperar para escrever alguma coisa, quando, e também acontece, não decido apressadamente. Só para dizer que há anos que ando adiar falar sobre as quintas da freguesia, Vila de Punhe.
Deve ser a minha amiga e protetora Estrelinha Celeste, de que tantas vezes tenho falado, que, e sem que me aperceba, me diz para ter calma. Ora veja como é verdade: Hoje, Sábado, 3 de Novembro 2012, em vez de ir à pegada, sito Castro de Roques (Santinho), fui ver a vergonhosa lixeira no caminho de Sº Amaro, que liga o recinto da capelinha à estrada Vila Franca/Vila de Punhe (como disse no Facebook).
Estava, justamente, a fotografar o Rio da Portela quando, subitamente, ouço alguém que me chama, a partir de um jipe ...era o Eng. Barbosa, proprietário da Quinta de São Cristóvão/ da Portela que, para além do muito mais, deu-me a boa notícia, de que a quinta/casa, desde há cerca de uma semana, é Património Classificado de Interesse Público.
Sabia que identidades competentes, como pode ver-se em documento anexado (extraído do
Facebook), estavam a trabalhar nesse sentido, e que a proximidade, em particular do Castro de Roques, deixava, como veio a acontecer, resposta favorável.
Transmiti-lhe, do fundo coração, a minha grande
satisfação, tanto mais que o Eng. Barbosa, é dos que valoriza, ao contrário de inúmeros frustrados sabichões, os resultados da minha persistente pesquisa, desde há muito tempo, no Monte de Roques.
Queria me «matar», por ter aproveitado, há cerca de 5 meses atrás, a presença dos madeireiros no interior da quinta, para fotografar a beleza que lá está ...daí a classificação merecida de Interesse Público.
É uma casa/quinta antiga, recheada de história, mas limito-me à boa notícia acima referida, e a divulgar
algumas fotos.
Foto 1; parte da belíssima fachada da casa.
Foto 2; o moinho e a canalização da água para que ele funcionasse.
Foto 3; excerto de um tanque, com um brasão, ao fundo, na parede ...sítio muito bonito, entre outros.
Foto 4; documento a que acima referi, sobre a classificação de interesse público.
Sem comentários:
Enviar um comentário