segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Perdi mais uma companheira de Roques

Depois da «Pura do Vieira» (25/11/2006), faleceu a Laurinda da «Videira» (foi a enterrar hoje, 22/10/2012, pelas 17 horas, em Vila de Punhe), ambas (como eu) do Lugar de Arques.
Há pouco mais de 6 décadas atrás íamos, 5/6 vezes por semana, pastorear o gado para o Monte de Roques ...mas o número crescia quando se juntava (embora muito menos regular) a «Carma da Xica» (Arques), a Cândida (criada da minha querida (Ti Maria), os «Queira», os Amorim, os da Celeste, do Paço, Mujães, entre mais alguns. Todos, 3 a 5 anos, mais velhos do que eu, daí, o inevitável namorico. 
 Nesse tempo era o «Tone Bitolo» quem guardava ror de bouças, inclusive de alguns meus familiares. Como era mais novo (bô rapaz), não tinha problemas ...já os outros, eram autenticas flechas/balas a fugir/saltar muros à frente do guarda-bouças (Bitolo), de Milhões. 
Pelo historial foi, certamente, o período mais alegre e movimentado do Monte de Roques ...era o tempo do João Sousa («Russo» ...um maldoso), do Fernando Liquito (pai do meu amigo artesão funileiro, «Manel»), etc. E foi nesse período que, no mês de Maio, dia de festa das Rosas, que uma toura, com as patas traseiras, depois de me ter atirado ao chão, com o traseiro, feriu-me, na parte inferior, do lado direito da minha boca  (ver foto) ...quem tem acompanhado os meus escritos, verifica que em nada mudei, antes pelo contrário, piorei e muito, hehehehehe!!!
Por volta de 1954/55, foi o despertar migratório, e o Monte de Roques sofreu muito com isso, ou seja, foi pouco e pouco votado ao abandono, ao ponto de se transformar num inacessível matagal, e que se mantém. 
A Laurinda é prima da minha falecida mãe (é minha segunda prima). Ela leva um bocadinho da minha vida mas, ao contrário de mim (louco pelo berço da minha infância, o Monte de Roques), «desprendeu-se por completo», do antigamente, diria mesmo que, e como ela dizia, «prefiro a França» ...de nada valia tentar demovê-la, de que a nossa terra, apesar de tudo, era um sonho; e continuo a considerar que fez a escolha errada ...a última vez que falamos nisso, foi no seu apartamento, na SOCOMINA, Viana do Castelo, durante umas férias.
Foto 2, marcas das referidas cicatrizes ....nesse dia Laurinda também estava ...tinha ido com outras amigas, à frente, com pressa de ver a festa.
A inesperada desaparição, abalou-me muito. Companheira do  Monte de Roques, um forte abraço.

Sem comentários:

Enviar um comentário