terça-feira, 13 de agosto de 2013

Trilhos Monte de Roques (Santinho) a galope

 Recordo-me, como se fosse hoje, de, há cerca de 16 anos atrás, ter sugerido ao ainda presidente da junta de freguesia de Vila de Punhe (e à própria junta), para que desse especial atenção à pesquisa arqueológica no Castro de Roques (Santinho), o que o levou a esboçar atitude caraterística  de quem não ligava nada, e muito menos a sugestões vindas de parolo do Lugar de Arques. 
Tremendo erro, o de substimar, é que não é quaisquer inseticidas que me destrói.
Ao ver passar anos a fio, e nem uma palheira levantada do chão, cheguei a conclusão de que otou pelo outro significado da palavra arqueologia e que é, tudo o que é velho/antigo não presta.
Em vez disso, «inventou»  o trilho Monte de Roques (Santinho) a galope, contando com a habitual colaboração de «historiadores e escritores» da freguesia inclusive forasteiros.
Foi, salvo erro, no penúltimo trilho, perto do «penedo paixão» (conhecido por do rato), que deparei com um «bando de  pessoas», em pequenos grupos, às vezes separados por dezenas de metros, com os mandantes na fentre, e que  mais parecia um despique de quem  ia chegar primeiro lá cima.
Das dezenas de pessoas que me pediram para fazer o «guia» (acompanhá-las lá cima), todas, disse bem todas, querem e mais que uma vez, repetir. Fácil de compreender, o motivo que leva as que participam no trilo a galope, de nem sequer querer ouvir falar mais no Monte de Roques (Santinho).
Ontem, segunda feira, 11/8/2013, estava a fotografar uma habitação antiga, não longe da pegada, Castro de Roques Santinho, quando fui surpreendido por Joaquim Caetano, de Milhões, (na foto). No dia 20 de Julho último fotografei Armando Lima (envolvido nas autárquicas de Vila de Punhe), na boca de serpe ...tanto num caso como no outro, imenso encanto com o que viram.
Que eu saiba, ninguém da junta de freguesia entrou na boca de serpe ...é preciso ter coragem, como aquela que lhes tem faltado para «governar» a freguesia.
Ambos deram um bom exemplo, do que é ser amigo do Monte de Roques (Santinho) ...não fingem.




Sem comentários:

Enviar um comentário